segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Biblioteconomia Trilíngue e o Bibliotecário Trilíngue Brasileiro,

Atualmente existem vários tipos de biblioteca ou centro de informação e de conhecimento. De acordo com as funções que desempenham, a especialização dos assuntos a que se dedicam e o tipo de usuário que atendem.

-Biblioteca Infanto - Juvenil: Dedicada ao atendimento de crianças e adolescentes. Alem do acervo de livros infanto - juvenis possuem as obras de referencia e informação como dicionários, enciclopédias, atlas e outros mais. Esta biblioteca possui também jogos e outros materiais recreativos, alem de livros de informações gerais voltados para cada faixa etária de seus usuários estudantes de Educação Infantil, de Ensino Fundamental 1 e 2, de Ensino Médio e de Ensino Médio Técnico Publica e Particular. A função principal desta biblioteca é despertar o interesse para a leitura de livros e gibis por exemplos. Atua promovendo atividades variadas fazendo da leitura uma atividade prazerosa, atraente e lúdica. Assim, a criança e o adolescente estudante de escola e de colégio publico e privado estará iniciando a caminhada para a formação de leitor e de usuário.

-Biblioteca Escolar: Situadas em escolas e colégios públicos e privados estruturada para a atuar integralmente com estas, apoiam e auxiliam o trabalho de professores e dos estudantes.

-Biblioteca Universitária ou Acadêmica: É  a integrada ás faculdades e universidades publicas e particulares. Apoiando e Auxiliando  os cursos e estudos que lá realizam - se.

-Biblioteca Especializada: É a biblioteca vinculada as entidades especializadas, que tratam de assuntos específicos. O acervo e o serviço são especializados de acordo com a entidade ou instituição ou a empresa ou a industria ou o escritório ou o consultório.

-Biblioteca Especial: Dedica-se ao atendimento a um tipo especial de usuários, por exemplo, biblioteca para deficientes visuais com coleção gravada em braile, podendo apresentar assuntos em geral.

-Biblioteca Publica: biblioteca para ser frequentada pelo publico em geral, preocupando - se  com o atendimento ás zonas urbanas e rurais. A biblioteca pública "é o centro de informações da comunidade". Além de livros em geral existem outros materiais de informação como, discos, fitas cassetes, cds, dvds, fotografias, gravuras, jornais, revistas e acesso a outras fontes através de sistemas informatizados e internet. A biblioteca pública "é do publico e por ele deve ser frequentada livremente." É primordial que o responsável ou o bibliotecário responsável conheça bem a coleção e a comunidade onde esta se situa. Em suma, a biblioteca publica é dos usuários reais e potenciais da cidade com uma coleção atualizada e serviços de empréstimos, renovações e devoluções, serviços de referencia e informação e oferecer serviços como, palestras, exposições, concursos e outros mais. Enfim, biblioteca publica é dinâmica, atualizada e viva. Dentro de uma biblioteca publica de uma cidade pequena, media e grande cabe uma biblioteca infanto - juvenil, biblioteca especial, carro - biblioteca, gibiteca, brinquedoteca, cdteca e dvdteca. Em resumo, a biblioteca publica é fundamental para uma cidade qualquer do Paraná e do Brasil. Os funcionários responsáveis trabalham muito e estudam muito para servir a sua comunidade sem preconceitos em geral. Os serviços e as coleções não podem ser objeto de nenhuma forma de censura ideológica, politica e religiosa, nem de pressões comerciais.

-Biblioteca Nacional: tem por função principal reunir e preservar toda a produção bibliográfica do país. Normalmente, em cada nação existe uma Biblioteca Nacional, então, a do Brasil fica na cidade do Rio de Janeiro. A primeira e a maior do país.

-Além destas bibliotecas acima, existem ludotecas, brinquedotecas, carros - bibliotecas, gibitecas, videoteca, cdteca, dvdteca, discoteca, bibliotecas digitais e outros mais.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma biblioteca precisa ser bem planejada, implantada e organizada para seu usuário real e potencial.
Cada unidade de informação precisa conhecer bem a sua comunidade de usuário real e de usuário potencial. Cada centro de informação precisa de recursos institucionais como, documentação da biblioteca, organograma da biblioteca e regulamento da biblioteca. Cada centro de documentação precisa de recursos humanos como, bibliotecários, auxiliares de bibliotecas e o pessoal de apoio. A coleção e sua formação: aquisição, seleção, descarte, coleção de referencia e informação (não se empresta - se e é para consulta no local), coleção de periódicos, coleção de materiais não bibliográficos (de multimeios ou de materiais especiais). Todas as coleções vão para o processamento técnico da biblioteca (classificação, catalogação e outros mais e a formação do catalogo para os funcionários e para os usuários e é através deste catalogo de usuário que o leitor encontra a sua informação e conhecimento (livros e outros materiais) nas estantes. O centro de informação ou biblioteca tem o atendimento (setor de empréstimos, renovações e devoluções e o setor de referencia e informação). A biblioteca tem o setor de conservação e restauração. A mesma biblioteca tem o setor da direção e seu secretário (a parte de gestão e secretarial). Uma biblioteca qualquer pode ser não informatizada e informatizada. Ter ou não ter o acesso à informação via internet. Ter atividades culturais como, lançamentos de livros, encontros de escritores e de autores, exposições e outros mais. Um biblioteca tem o serviço de divulgação da unidade de informação, das coleções e dos serviços. Um centro de conhecimento tem os relatórios de atividades. A biblioteca pode ser publica ou privada.
Ser bibliotecário e bibliotecário chefe ou líder não é nada fácil como dizem por ai, precisa ter graduação bacharelada e o CRB e principalmente, gostar e respeitar a profissão ou a carreira.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






Nenhum comentário:

Postar um comentário